Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."

"Com Amor," – Documento 10

1 Comentário

Verónica,

Não tenho qualquer dúvida de que a graça do Universo está nas mulheres. Adoro o seu porte, o seu acolhimento dos outros, a forma como se movimentam, os gestos, a voz e as linhas curvas e graciosas dos seus corpos. Se há harmonia no mundo, ela está no vosso corpo. Já as mentes são corajosas, são preocupadas, são dedicadas e altruístas, mas também podem ser muito complicadas, exasperantes, mesmo.

Eu, pessoalmente, sou um homem básico e simples. E gosto de ser assim. Sou frontal e confrontador e gosto de ser assim. Digo o que penso e assumo as consequências e as responsabilidades.

Gosto de futebol. Devoro futebol. Respiro futebol. As mulheres não costumam gostar muito disso nos homens, mas é assim que sou. Sportinguista até à raiz dos cabelos e, como tal, injustiçado por natureza. Oiço música. Muita música. Não interessa qual. Eu não sou o tipo de pessoa que tem cantores e bandas preferidos. Ouço o que gosto e gosto de muita coisa diferente. Clássica, Mozart, Chopin, Lizst… Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Pink Floyd, Stones, Leonard Cohen, Nat King Cole e, claro, Sinatra. A música, comigo e acredito com a maioria das pessoas, varia com o humor. Dependendo da minha disposição, ouço tipos de música diferente.

Amo a minha mulher e os meus filhos. Não sou um marido perfeito, cometo erros, claro. E até nem acredito na monogamia. Acho a monogamia um colete de forças de que a Humanidade anda a tentar libertar-se há séculos. E porquê? Porque é contra natura. A monogamia é o preservativo da religião. Mas adoro a minha mulher e não me vejo a partilhar a vida com outra pessoa. Os miúdos, os meus rapazes, são outra história. Daria a vida por eles sem hesitar. Tento que cresçam autónomos e com espírito crítico, mas não está fácil. Educar é talvez a tarefa mais difícil que nos cabe nesta vida que cada um de nós veio viver. Gosto do meu trabalho. Neste caso, do nosso trabalho. Faço-o por vocação, com gosto. Não sei se sou, como dizias, um bom profissional. Sei que luto contra os meus erros todos os dias e, para isso, há que reconhecê-los primeiro o que nem sempre é fácil quando agimos acreditando no que estamos a fazer. Mas é possível.

Deixei para o fim deste sreeptease da alma, algo que referiste e me tocou imenso. O mar. É um vício para mim, o mar. Eu nem preciso fazer nada com ele. Basta-me olhá-lo. Adoro olhar o mar e embalar nele a minha imaginação. O mar é criador e é um analgésico para a mente. Liberta dos problemas e traz esperança. Acho que pelo menos isso temos em comum. Acho que as pessoas corajosas, aquelas que são capazes de enfrentar a vida e fazê-la acontecer, gostam do mar e é nele que bebem as suas forças. Esta teoria é minha, é falível e não tem qualquer espécie de comprovação, mas tu és uma boa evidência, um caso de estudo, mesmo. 🙂

Hoje, minha amiga, fico-me por aqui.Estou cansado. E nu.

Rui.

Anúncios

Autor: mailsparaaminhairma

Desenho ilusões com palavras. Sinto com palavras. Expresso com palavras. Escrevo. Sempre. O resto, ou é amor, ou é a vida a consumir-me! Há tão poucas coisas que valem a pena um momento de vida. Há tão poucas coisas por que morrer. Algumas pessoas. Outras tantas paixões. Umas quantas ilusões. E a escrita. Sempre as palavras... jpvideira https://mailsparaaminhairma.wordpress.com

One thought on “"Com Amor," – Documento 10

  1. Oh João do Sporting!!? Podias ter arranjado uma deficiência menos grave para o Rui, coitado né?
    Continua estou a gostar.
    Beijinhos

    Gostar

Este é um blogue de fruição do texto. De partilha. De crítica construtiva. Nessa linha tudo será aceite. A má disposição e a predisposição para destruir, por favor, deixe do lado de fora da porta.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s