Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."

"Com Amor," – Documento 12

1 Comentário

Olá Verónica,

Começo a ficar um bocado farto dessa conversa do desancar, do dizer das boas, do fazer e acontecer. Queres desancar, desança, mas fá-lo logo de uma vez. É importante saber-se com o que se conta. O que já não tem piada nenhuma é viver constantemente sob essa ameaça velada sem nunca saber quando é que se vai ser desancado. Verónica, não há nada que possas dizer-me que eu não tenha ouvido já, nem há nada que a vida possa reservar-me que me traga mais sofrimento do que sofri já. Por isso, deixa-te de merdas, se vais desancar, desanca. Se não vais desancar, pára com essa conversa.

Quanto ao dois Ruis que vês em mim, garanto-te que são inseparáveis. Fazem parte do mesmo pacote. Nem vejo como poderia haver um Rui sensível e capaz de perceber o que se passa à sua volta, se não houvesse esse Rui directo e aberto e franco nas palavras e nas relações. Pois é, minha amiga, ou tudo, ou nada. E, nesta fase, estou mais inclinado para o nada. É difícil conversar com uma pessoa que tem sempre razão.

Lamento desapontar-te, mas o sexo e amor não são separáveis. É uma ilusão pensar que são. O sexo faz parte da essência do amor. Sim, há momentos em que se pratica o sexo pelo sexo. Não é a isso que me refiro. É a uma relação entre duas pessoas. O sexo é fundamental para a saúde dessa relação e quando não o houver, haverá pouco amor também. Esse amor pleno de que falavas, imagina-lo sem sexo? Ora, quando um homem ou uma mulher tem uma relação estável e deseja sexualmente uma terceira pessoa, haverá forçosamente nesse desejo algum amor. Podes negar isto, mas negá-lo é uma hipocrisia.

Eu disse que tinhas de fazer as pazes com Deus. E acho que tenho razão. Para mim, Deus não é um velho de barbas brancas e longas. Ele manifesta-se em todo o seu esplendor nas coisas mais inesperadas. Na forma como nos conhecemos, nos nossos filhos, no mar, no céu, no verde imenso das árvores, nos pássaros, naquilo a que chamamos coincidências e mais não são do que a Sua ordem. Deus é vida e é amor. É fácil culpá-lo, mas é também para suportar essas culpas que ele existe. Tu podes andar de costas voltadas com Deus, mas Ele é constante e ampara as tuas costas com as Dele, é o nosso último reduto de esperança e fé. Quando tirares a fé aos homens, deixam de ser homens e nem para bestas servem. Deus é um porto seguro, um amparo, é a visão e a compreensão de todas as coisas, é deixarmo-nos maravilhar com o Universo e as pessoas nele. A Igreja é outra conversa. Eu não faço a crítica fácil da Igreja, mas critico-a, claro, quando entendo que devo. Mas não podemos confundir a Igreja com a transversalidade cultural e espiritual de Deus. Dizes que olhas o mar. Olha-o. Sente-o. Deixa-te encher de esperança e nesse momento suspenso em que, olhando o mar, acreditas que todas as coisas boas são possíveis, Deus está em ti. Contigo.

Beijo
Rui

PS1: Nota de atrevimento: Tu não poderias ser amiga do segundo Rui. Tu já és minha amiga! A quem abres tu a alma como ma abriste a mim? Sendo o inverso verdade! A nossa relação não precisa ser cordata para ser de amizade!

PS2: Escrevi mal striptease. Fiquei na dúvida, fui ver e assim é que está bem.

Mais Beijo.

Anúncios

Autor: mailsparaaminhairma

Desenho ilusões com palavras. Sinto com palavras. Expresso com palavras. Escrevo. Sempre. O resto, ou é amor, ou é a vida a consumir-me! Há tão poucas coisas que valem a pena um momento de vida. Há tão poucas coisas por que morrer. Algumas pessoas. Outras tantas paixões. Umas quantas ilusões. E a escrita. Sempre as palavras... jpvideira https://mailsparaaminhairma.wordpress.com

One thought on “"Com Amor," – Documento 12

  1. Caramba!!! Como eu gosto deste RUI!!!

    Gostar

Este é um blogue de fruição do texto. De partilha. De crítica construtiva. Nessa linha tudo será aceite. A má disposição e a predisposição para destruir, por favor, deixe do lado de fora da porta.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s