Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."

O Clã do Comboio – Une Valse a Deux Temps

2 comentários

Une Valse a Deux Temps

A Senhora da Revista de Culinária Fez anos. Naturalmente, o Clã não podia ignorar a data. Um de nós estava de parabéns. Tratava-se dessa figura simpática cujo olhar oscila entre a ternura e a malandrice e que faz já parte do nosso imaginário e do nosso conceito de amizade. Acresce, ainda, que a Senhora da Revista de Culinária transporta consigo uma pausa, uma tranquilidade e uma humanidade indisfarçáveis.

Umas sms, o traçar de um plano básico e pela manhã, quando entrámos no interregional das 7:18 havia bolo, velas e uma garrafa de Favaios. Enquanto não chegávamos a Santarém, que é onde ela entra, entretivemo-nos a espetar as velas e uns bonequinhos de enfeitar no bolo. Nem é preciso referir que dois dos bonequinhos teimavam tombar um para cima do outro. Entretanto o Escritor e o Rapaz do Fato Cinzento foram provocando a Rapariga com Brinco de Pérola que lá se foi defendendo das tentativas sucessivas para a fazer corar. Ela, como é generosa, distribuiu caneladas avulsas.

Quando chegámos a Santarém, nem esperámos que a Senhora da Revista de Culinária se sentasse. Fomos logo cantando os parabéns. Ela apagou a vela e recebeu um presente. Nada mais, nada menos do que… uma revista de culinária que exibiu com orgulho. Fizeram-se fotografias diversas, onde quase todos ficámos mal, exceto o VM na sua esbelta figura. Por falar em VM, ele foi o responsável pelo facto da festa de anos da Senhora da Revista de Culinária ter sido a dois tempos. O Escritor enviou-lhe uma sms aí a meio da manhã, eram 6:30, a pedir que levasse copos porque bolo e Favaios já havia. Vai o tipo não só não trouxe os copos como ainda se queixou da hora a que recebeu a sms… Como o Favaios podia estragar-se, estes vinhos finos são muto sensíveis, ficou logo agendada para o dia seguinte a parte dois da festa de anos. E assim foi. No segundo dia, o generoso VM lá trouxe os copos, a aniversariante trouxe uns biscoitinhos de ovo e o Clã foi-se divertindo e beberricando moscatel Favaios às… pois, pois, às 7:45 da manhã! Mas é que nem o corte nos subsídios nos abala a boa disposição. No primeiro dia de anos da Senhora da Revista de Culinária, a Rapariga do Riso Fácil, que está de férias, telefonou e falou com alguns de nós e claro com a aniversariante. Mas foi o Escritor quem recebeu as melhores prendas. No primeiro dia, a Senhora da Revista de Culinária, sempre muito querida, sentou-se no colo dele e no segundo deu-lhe um abracinho que parecia não ter fim. É claro que os outros disfarçaram mal a inveja, mas o que é que se há-de fazer, quem tem charme, tem charme…

Contaram-se anedotas diversas e dirimiram-se questões de língua inglesa que são irrepetíveis dado o seu teor muito naughty. Neste particular, o Rapaz do Fato Cinzento esteve muito ativo e conseguiu explicar a correta pronuncia de “can’t” que deve soar a “quénte” e não a “cante”. Não cheguei a perceber porquê, mas ele sabe tudo. Parece que gosta muito de línguas… coisas. Assim, de repente, entre os dois tempos desta valsa que foi o seu aniversário, a Senhora da Revista de Culinária teve a alegria e a companhia do Escritor, da Senhora da Provecta Idade, do Rapaz do Fato Cinzento, do VM, do JJ, do RB que está quase a acabar um livro que começou a ler há uns dez anos, da Rapariga com Brinco de Pérola e de uma personagem que já há muito tempo nos acompanha mas ainda não foi aqui referida por se tratar de alguém discreto: o careca!

O Clã começa a evidenciar uma característica interessante que é alguma constância que emerge da inconstância que resulta da diversidade da vida dos seus elementos. E essa constância anda provocando, cada vez mais, gestos de companheirismo. Desta vez, o único motivo que nos moveu foi fazer com que a Senhora da Revista de Culinária se sentisse bem e sentisse que o seu dia era especial também para nós. E a razão não é outra senão reconhecermos nela uma simpática companheira de ir para o trabalho todos os dias. O motivo pode parecer pequeno, mas para nós é o suficiente e o mais importante de todos. E, como alguém disse, “Parabéns, escorpioa meiguinha!”… Eu sei, VM, podia ser escorpiona, mas depois lá vinha outra vez a história das rimas e este Blogue pode não parecer, mas é um local decente!

jpv

Anúncios

Autor: mailsparaaminhairma

Desenho ilusões com palavras. Sinto com palavras. Expresso com palavras. Escrevo. Sempre. O resto, ou é amor, ou é a vida a consumir-me! Há tão poucas coisas que valem a pena um momento de vida. Há tão poucas coisas por que morrer. Algumas pessoas. Outras tantas paixões. Umas quantas ilusões. E a escrita. Sempre as palavras... jpvideira https://mailsparaaminhairma.wordpress.com

2 thoughts on “O Clã do Comboio – Une Valse a Deux Temps

  1. Como membro do Clã(que me considero) e porque não tenho congratulado os presentes com a minha constante presença nessas viagens, por aqui envio os sinceros parabéns à Senhora da Revista de Culinária a qual a considero com o mais sincero respeito. Fico com remorsos de não ter participado na festa. Peço desculpa por esta minha pouca assiduidade mas prometo que hei-de voltar ao seio do Clã do qual sinto saudades. O Américo do Clã.

    Gostar

  2. Olá, bom dia!!!
    Quero agradeder ao Clã, uns dos primeiros momentos bons do dia 16,foram que irei recordar-los nos dias futuros (anos).A partilha dos mesmos faz parte e inclui-se no espirito do Clã, proporcionar a boa disposição todos os dias na viagem para Lisboa.
    Posso dizer que foi um dia muito especial para mim.
    Quanto aos restantes momentos (actos e palavras)são consequência da BOA disposição matinal da VIDA DO CLÂ!!!
    Um abracinho muito forte e um beijo ternurento.
    Antónia

    Gostar

Este é um blogue de fruição do texto. De partilha. De crítica construtiva. Nessa linha tudo será aceite. A má disposição e a predisposição para destruir, por favor, deixe do lado de fora da porta.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s