Mails para a minha Irmã

"Era uma vez um jovem vigoroso, com a alma espantada todos os dias com cada dia."

Elegia para um Concerto – I

2 comentários

Capítulo I – Elegia
————————

Elegia, s. f. Poema sobre assunto triste ou lutuoso.

Uma elegia é um poema sobre um assunto triste ou lutuoso. Diz o dicionário. É preciso concordar com o dicionário. E é preciso, também, discordar dele. Em primeiro lugar, na forma, um poema tem carreirinhas de letras mais ou menos curtas, na generalidade, mais curtas do que compridas. E rima. Enfim, não rima sempre, mas rima muitas vezes. Ora, na forma, as carreirinhas de letras que aqui vos deixo não são um poema. São prosa. Mas não é na forma que as quero poema. É no canto.

Sim, estas carreirinhas de letras serão tristes. E, por vezes, serão bem alegres. E, sim, será um texto lutuoso. Mas será também – atentai, especialistas, no paradoxo – uma elegia à vida! E à arte de viver que não é a mesma coisa que estar vivo.

Em conclusão, a minha elegia será em prosa, será sobre assunto triste e alegre que versa o luto, mas também a vida. Assim sendo, porque lhe chamo elegia? Porque o sinto como um poema. Porque o sinto pungente. Porque, no fundo do meu coração, e para além de todas as explicações avisadas e cientificamente validadas, sinto que é uma elegia.

E é por isso, caro leitor, que, se decidir continuar a leitura destas linhas, o que vai ler é uma elegia para um concerto.

Continua…
jpv

Anúncios

Autor: mailsparaaminhairma

Desenho ilusões com palavras. Sinto com palavras. Expresso com palavras. Escrevo. Sempre. O resto, ou é amor, ou é a vida a consumir-me! Há tão poucas coisas que valem a pena um momento de vida. Há tão poucas coisas por que morrer. Algumas pessoas. Outras tantas paixões. Umas quantas ilusões. E a escrita. Sempre as palavras... jpvideira https://mailsparaaminhairma.wordpress.com

2 thoughts on “Elegia para um Concerto – I

  1. Confesso que sinto alguma espectativa e, até alguma ansiedade para ler as linhas que aí vêm. É, sem dúvida, um desafio que se impõe e poderá atestar da maturidade de escritor. Venha essa elegia mesmo não o sendo na forma, pois o que interessa mesmo é o sentir que nos provoca.

    Gostar

  2. Muito bem explicado. É sempre bom consultar o dicionário de vez em quando.
    No entanto, o mistério sobre o objeto da história continua, mas isso também é interessante.

    Gostar

Este é um blogue de fruição do texto. De partilha. De crítica construtiva. Nessa linha tudo será aceite. A má disposição e a predisposição para destruir, por favor, deixe do lado de fora da porta.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s